sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O Fado Safado!

Sempre que eu ouvia falar em Portugal já fazia a ligação desse País com sua musica mais popular, o Fado, coisas de músico fazer essas coisa neh?! Então quando decidir vir pra cá já imaginei:
- Nossa, aquele lugar desse só tocar Fado, e etc...
Imaginava eu que em qualquer esquina, qualquer buteco (tasca), que em qualquer lugar se escutasse o Fado. Mas então depois de completar 7 meses cá eu pergunto:
- Cadê o Fado????
Eu simplismente não escutei o tal do Fado ainda, não do jeito que eu imaginava escutar...
Vim naquele avião da TAP (praticamente uma arca de Noé) onde em qualquer video, publicidade e afins, a trilha sonora era o tal de Fado, e... cadê????
O título desse texto é o "Fado Safado" não no sentido de denegri a imagem, mas sim uma forma de brincar mais ou menos como se eu tivesse falando:
- Cadê o sacana do Fado??? ou... Fado onde vc está???

Mas isso que me passou deve acontecer com as pessoas que vão ao Brasil e imaginam que eu qualquer lugar que eles forem vão escutar Samba, ver as Mulatas, pessoas sambando e blá,blá,blá...



A unica referência musical que eu tinha de Portugal era a Mariza (foto), e por acaso essa semana ela esteve aqui na Madeira, veio fazer um show (concerto) junto com a Orquestra da Madeira e mais outros cantores famosos daqui, um evento de um banco e foi por duas noites jantar no restaurante que eu trabalho, super simpática até, uma hora ela foi no balcão do bar onde eu estava, me pediu uma cerveja (em copo de champagne, ela só consegue beber assim) e conversou um pouco comigo.
Conversando com amigos aqui fiquei sabendo que a Madeira não é muito chegada no tal do Fado não, e isso que eu imaginava até acontece mais em Portugal continental, essa devoção ao Fado não chegou com tanta força na ilha...
Ah! Pra não dizer que eu nunca vi uma pessoa cantar Fado eu posso dizer que vi sim, foi uma vez o ex-copeiro do restaurante que eu trabalho um dia tomou uns copos a mais e sob muita pressão do publico presente começou a cantar.... meu deus, algo realmente emocionante... hehehehehe
Atenção!!!
Longa vida ao Fado português, e longa vida a todos os ritmos populares, pois só com eles conseguimos ter nossa real identidade, a musica identifica que a escuta, que a toca, e da onde ela pertence.
Os ritmos populares não poder sumir das nossas casas, agora eles tem que pertencer aos nossos Mp3 e nossos Ipod´s...

1 comentário:

marilia disse...

O melhor fado que eu já ouvi - Tanto mar - é brasileirissimo...
vai entender...