terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Unplugged´s

AVISO AOS NAVEGANTES!
Este post realmente vai ser grande... Se não tiveres tempo de ler até o final não comece a ler!


Na década de 90 a MTV teve a ideia de pegar nas grandes bandas existentes e começar a fazer álbuns ao estilo "Unplugged", estilo que a própria MTV pode se dizer que criou.
Antes disso qual banda que apostaria em desligar as guitarras eléctricas e as substituir por acústicas e vender milhares de albuns???
Não, não, sem a MTV ninguém teria coragem, pelo o menos até aquela época...

Mas tudo começou um ano dessa década iniciar, em 1989, após uma apresentação do Jon Bon Jovi e do Richie Sambora (Bon Jovi) na própria MTV quando os dois surpreenderam toda gente apenas com duas guitarras acústicas, após essa apresentação que a MTV teve a ideia de criar esse projecto, e a partir disso os sistema "Unplugged" sempre no mundo da música foi considerado como para consolidar uma grande obra, um grade trabalho, enfim, coroar uma grande banda ou artista com sua obra editada num formato diferente e com novos arranjos e etc...
Mas infelizmente parece que nossa amiga MTV esqueceu dessa ideia inicial, bom, falamos sobre isso outro dia.
Como falei antes tudo começou com os Bon Jovi como podem conferir no vídeo abaixo:

Richie Sambora & Jon Bon Jovi: Living on a prayer/Wanted dead or alive






Mas a historia não acabou por ai, foi apenas o início de grandes momentos no mundo da música que foram gravados nesse formato tão importante na história da música. Os "unplugged´s" consolidaram bandas, trouxeram outras novamente ao mercado, marcaram a história de algumas como "ultimo álbum" e ainda serviram de álbuns póstumos para outras.
Quem não lembra de uma das ultimas aparições do Kurt Cobain na televisão? Que foi no unplugged dos Nirvana, para mim o grande momento desse concerto é quando o Kurt canta esta música no vídeo abaixo:


Nirvana - Where Did You Sleep Last Night (My Girl)






Eu considero esse vídeo um dos grandes momentos do mundo da música, para mim a emoção que ele canta após o minuto 3:45 e aquele olhar dele aos 4:39 minutos do vídeo soa como uma despedida... É um olhar triste de alguém que parece que tinha plena consciência que tempos depois iria se suicidar, uma pessoa que era triste, viciado e infeliz.
Eu já li o livro com seus apontamentos e toda vez que vejo esse vídeo ainda fico emocionado com tudo que essa canção significa, enfim, esse unplugged ficou marcado na história dessa grande e revolucionaria banda que atendeu pelo nome de Nirvana.

E os Kiss??? Uauuuu! Apareceram sem maquilhagens no seu MTV Unplugged, álbum que ainda reaproximou antigos integrantes da banda e tocaram todos juntos...
Foi brutal!


KISS - Rock & Roll all night






Grande momento esse não?! Brutal mesmo.... Mas continuando...

Oasis! Uma das melhores bandas que um dia existiu (após a saída do Noel para mim já não existe), curiosidade do "Unplugged MTV Oasis": O palhaço do Liam Gallagher decide momentos antes que não vai cantar na gravação, tão simples quanto isso:
O vocalista da banda decidiu que não vai cantar e agora?
Bom... o Noel Gallagher (guitarrista e irmão do outro irresponsável) decide manter o compromisso da banda e grava o álbum todo cantando muito bem. Sim, o Liam não fez falta alguma!

Oasis - Don't Look Back In Anger






Por falar em britânicos vamos para a Irlanda.
Não posso deixar de falar em uma das minhas grandes paixões: The Corrs.
Eu acho que esse foi o álbum que eu mais escutei em toda minha vida e o DVD mais visto também, sou completamente fã dessa banda e principalmente desse álbum.
Magnifica é pouco para rotular essa grande banda.
Para representar esse álbum escolho o vídeo da música "Runaway", onde a linda baterista Caroline assume o piano e junto com seus irmãos fazem uma linda versão dessa música, mas esse vídeo tem um pormenor interessante, aos 4:22 minutos no fim da música a Caroline erra uma nota no piano, a Andrea não disfarça nada quando olha para o lado e a Caroline até levanta os braços a seguir, se calhar a pensar: "tinha que errar bem no fim da música?...
Mas mesmo assim não tira em nada o brilhantismo dessa música, é apenas um facto engraçado do show.

The Corrs - Runaway




Depois da Inglaterra e da Irlanda vamos agora para o Canadá, onde nasceu a realizadora de outro grande momento: Alanis Morissette.
Surpreendeu toda gente quando apareceu ali, sentadinha e comportada, só não foi surpresa a qualidade do álbum e a sua capacidade vocal, quem conhecia a Alanis já esperava que seria um grande momento, eternizado e considerado por muitos como um dos melhores unpluggeds já gravados.
Escolho para representar esse álbum o vídeo abaixo, quem já viu o concerto todo deve concordar comigo, é a melhor música do álbum e a interpretação da Alanis então? O que dizer disso???
É muito emocionante.


Alanis Morissette - That I would be good




Após a Alanis vamos continuar com o penúltimo vídeo, ali perto do Canadá mesmo, en México chicos! A MTV Latina convidou nada mais nada menos do que os Maná, grande banda mexicana e uma das melhores bandas de toda América latina, um álbum muito especial para mim, que também marcou história, foi um dos primeiros que não foram gravados em inglês e tiveram uma grande repercussão mundial.

Maná - Vivir Sin Aire



Bom eu ficaria horas e horas aqui falando sobre isso, eu tinha dito no inicio que esse post iria ser grande, mas é que eu ainda pensava em falar do MTV Acústico, projecto que a MTV Brasil começou também nos anos 90, mas vai ficar para outro dia, pois também é muito assunto, no Brasil esse formato é muito importante para a música brasileira.
Então vou me despedir aqui relacionando um último vídeo, de outro grande álbum:
Eric Clapton MTV Unplugged
"Tears in Heaven"! Quem não escutou essa música??? Um grande clássico imortalizado nesse álbum tão importante para a vida e carreira desse artista que dispensa apresentações, quem nunca participou de uma reunião com um grupo de amigos quando um deles pega o violão e toca essa música hein?!

Eric Clapton – Tears in Heaven



Escusado seria comentar a história dessa música não é?!
Acho que toda gente sabe porque ela é tão importante para o Eric Clapton, se não sabem vão ao Google e procurem, mas não comente alto com ninguém, não saber disso é tal e qual não saber fritar um ovo...

Portanto por hoje fico por aqui, espero que tenham gostado dessa curta viagem pelo mundo dos MTV Unplugged´s, talvez eu faça uma segunda parte, terceira e etc...
Faltaram tantos e tantos...
A próxima vai ser a falar sobre esse projecto no Brasil, vai servir tanto para recordar como para apresentar para os amigos portugueses que não conhecem alguma parte da historia da musica brasileira.
Como é de costume em meu Blogue a música de fundo tem a ver com o texto, mas como falo de tantas música decidi relacionar todas, se você quiser pode minimizar a sua tela e ficar a escutar as musicas que falei aqui nesse texto.
Espero que gostem, se gostarem comentem, e se não gostarem comentem também! Faltou alguma banda??? Tem alguma sugestão??? Comente e me diga, posso falar sobre sua dica depois.
Outra questão, alguém tem dúvidas de quanto os anos 90 foram importantes para a história da música? Todos sempre falam dos anos 60, 70 e 80, e os anos 90???

Um abraço a todos e obrigado a você que esta aqui lendo até o final.

Até a próxima e continuações de uma óptima semana.

Sem comentários: